quarta-feira, 5 de junho de 2013

EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Minha primeira experiênica significativa com a leitura aconteceu
quando ja cursava a faculdade de Matemática ,
 No início do curso  a professora de Português solicitou a leitura do
livro O Guarani, depois disso fizemos uma roda de discussão.
Foi uma leitura muito agradável e envolvente, o que me dispertou o
interesse por outros livros.

9 comentários:

  1. Minha experiência com leitura, começou na oitava série com livros literários de Machado de Assis e José de Alencar, bem na época da novela Helena, a partir daí já comecei a comparar a diferença entre um livro e uma novela, com certeza ler o livro foi mais prazeroso.Segue uma sugestão leiam Carandiru e assistam o filme, notarão a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Meu perfil:
    Sou professora a 25 anos, adoro o que faço!
    Gosto de ler, viajar, conhecer coisas novas, e amo quando minha família participa das minhas aventuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o plano de aula do nosso grupo

      Plano de aula
      Professores: Cristina ,Cristiane; Antônio e demais do grupo2

      Disciplina: Matemática nº de aulas previstas: 24
      Ano: 9º



      Conteúdos: As Equações de 2º grau: história da equação, alguns métodos para resolver solução geral de uma equação ,desenvolvimento da fórmula de Bhaskara, resolução de situações problemas.
      Competências e habilidades: Compreender a linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos; expressar situações envolvendo equações de 2º grau na forma algébrica; resolução de equações de 2º grau por diferentes métodos, aplicação da fórmula de Bhaskara; resolver equações de 2º grau em problemas contextualizados.

      Objetivos: Conhecer a história das equações do 2º grau ; saber associar as representações geométricas às algébricas. Saber resolver equações do 2º grau através de diferentes métodos.
      Desenvolver e compreender a fórmula de Bhaskara. Resolver equações mais simples através do cálculo mental. Equacionar uma situação problema usando a equação do 2º grau e resolver.
      Estratégias: Leitura e interpretação de livros paradidáticos ( em grupo e após debate com tópicos diferenciados); jogos matemáticos em grupos, uso de réguas esquadros para construções geométricas individuais, vídeos da internet que aborde o conteúdo e interpretação; desafios que contextualizem o currículo.
      Aula expositiva para formalizar conceitos e desafios interativos com a classe.
      Material Necessário: Livros paradidáticos: Contando a história da Matemática de Oscar Gueli; Projeto escola e cidadania ( O x do problema),EM da Cenp, Xérox de jogos matemáticos extraídos do próprio paradidático; quite de desenho geométrico, sala multimídia; giz e lousa.

      Enriquecimento Curricular: Pesquisa, Construções geométricas com réguas e outros; Livros didáticos e paradidáticos sala ; TICs e outros que sejam necessários.
      Avaliação: Interatividade; trabalhos em grupos e individuais; assiduidade; provas teóricas e práticas em grupos e individuais com consulta e sem; tarefas de casa e outras.

      Recuperação: será contínua, sempre que o professor diagnosticar dificuldade de aprendizagem com maneiras diversificadas usando listas de exercícios, jogos, desafios, pesquisas, debates, interação aluno-aluno.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Cosme, só consegui fazer comentários, obrigada pela compreensão!

      Excluir
  4. Não consigo postar nada no blog, não sei como proceder. Obrigada por entender.

    ResponderExcluir
  5. Olá colegas, meu nome é Cristiane sou professora há 14 anos, procuro fazer bem o meu trabalho e gosto do que faço. Sou casada, valorizo muito a família apesar de não ter filho ainda. Gosto de música sertaneja, mas curto Roupa Nova, Peninha, Fábio Junior... e mais algumas coisas que valem a pena ver e ouvir! Abraços à todos e bom curso para nós.

    ResponderExcluir
  6. A minha experiência com a leitura no início do estudo não foi muito boa, não gostava de ler, lia porque era obrigada pra poder fazer a avaliação. Hoje, posso dizer que tenho uma leitura melhor, mas leio o que me chama atenção. Percebo que depois que iniciei esse curso paro para ler mais, comprei um livro de quase 500 páginas, pra quem não gosta de ler é um avanço, não acha? Por mim teria comprado outros livros, mas achei melhor ler um e depois os outros, se não iria fazer uma salada, pelo que me conheço. Bom é isso aí.

    ResponderExcluir