A palavra "Matemática"
tem origem na palavra grega "máthema" que significa Ciência,
conhecimento ou aprendizagem, derivando daí "mathematikós", que
significa o prazer de aprender.
É comum definir a Matemática como
o estudo de tópicos como quantidades, formas, espaço e mudança, através do
método dedutivo, no qual se pressupõe um conjunto de axiomas e regras de
inferência como forma de obter propriedades das entidades em estudo.
Sendo uma linguagem universal, a
Matemática oferece-nos um conjunto singular de ferramentas poderosas para
compreender e mudar o mundo. Estas ferramentas incluem o raciocínio lógico,
técnicas de resolução de problemas, e a capacidade de pensar em termos abstratos.
Podemos assim dizer que a
Matemática é uma construção abstrato em que as suas noções fundamentais têm
origem na percepção humana. Desde a noção de número às noções geométricas,
estabeleceu-se desde muito cedo a independência da noção abstrato face à sua
utilização prática. As idéias matemáticas passaram a ter uma existência própria
e a universalidade da sua manipulação formal mostrou rapidamente vantagens. Uma
particularidade da Matemática reside na possibilidade de tratar as próprias
noções como objeto de estudo, conferindo-lhe um caráter ainda mais abstrato. A
tentativa de obter os vários resultados matemáticos numa dedução lógica,
partindo de um reduzido número de idéias fundamentais, originou a estrutura
axiomática que a caracteriza. A primeira iniciativa desta natureza foi
concretizada pelos gregos, por exemplo, no tratado "Elementos", de
Euclides, onde se propõe a axiomatização da geometria (séc.. III AC).
Nas sociedades antigas, a
Matemática surgiu associada a atividades práticas como a contabilidade, a
medição de terrenos ou a previsão de eventos astronômicos. Ao longo da
História, diferentes culturas e personalidades contribuíram para o
desenvolvimento da Matemática e das suas aplicações. Após o Renascimento, a
Matemática tornou-se a linguagem de referência de qualquer Ciência.
Hoje, o conhecimento assim
adquirido transcende as barreiras culturais e a sua importância em muitas
profissões e atividades é universalmente aceite. Em áreas como a Ciência e a
Tecnologia, a Medicina, a Economia, o Ambiente e o Desenvolvimento, e a
Administração Pública, o progresso e a inovação dependem freqüentemente de
novas descobertas matemáticas.
A Comunidade Matemática, formada
por Professores e Investigadores é hoje maior que em qualquer outro momento da
História e o seu impacto na Sociedade é cada vez maior, através de atividades
Científicas organizadas à escala mundial, de inúmeras publicações em revistas
especializadas, e de atividades de divulgação. Testemunho disto são os
importantes prêmios atribuídos à investigação matemática, como as medalhas Field,
ou os problemas do milênio.
A Matemática é também uma
disciplina criativa. Ela pode estimular momentos de admiração e satisfação
quando se resolve um problema pela primeira vez, quando se encontra uma solução
mais elegante para esse ou para outro problema, ou, de repente, se descobrem
relações escondidas entre temas aparentemente diversos.
Publico: Cosme Vieira da Silva
http://7professoresnotadez.blogspot.com.br/
ResponderExcluirProfessores, boa noite. O blog do grupo 5 aguarda suas visitas!
Obrigada!