quarta-feira, 26 de junho de 2013

Plano de aula do grupo 2

PLANO DE AULA
Disciplina: MATEMÁTICA Série: 9º ano                Nº de aulas previstas: 24
Professor: ANTONIO FERNANDES BALIEIRO NETTO, CICERO ARAUJO DE SOUSA, COSME VIEIRA DA SILVA, CRISTIANE APARECIDA CASTRO, CRISTINA SPINA DA SILVA, DEIZE COAN BASSI E ELISEU FILIPIN MICHALSKI
Tema Geral: Equação do 2º grau
CONTEUDO
As Equações de 2º grau: história da equação, alguns métodos para resolver solução geral de uma equação, desenvolvimento da fórmula de Bhaskara, resolução de situações problemas.
COMPETENCIAS E HABILIDADES
Compreender a linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos; expressar situações envolvendo equações de 2º grau na forma algébrica; resolução de equações de 2º grau por diferentes métodos, aplicação da fórmula de Bhaskara; resolver equações de 2º grau em problemas contextualizados.
OBJETIVOS
Conhecer a história das equações do 2º grau; saber associar as representações geométricas às algébricas. Saber resolver equações do 2º grau através de diferentes métodos.
Desenvolver e compreender a fórmula de Bhaskara. Resolver equações mais simples através do cálculo mental. Equacionar uma situação problema usando a equação do 2º grau e resolver.
ESTRATÉGIAS
Leitura e interpretação de livros paradidáticos (em grupo e após debate com tópicos diferenciados); jogos matemáticos em grupos uso de réguas esquadros para construções geométricas individuais, vídeos da internet que aborde o conteúdo e interpretação; desafios que contextualizem o currículo.
Aula expositiva para formalizar conceitos e desafios interativos com a classe.
MATERIAL NECESSÁRIO
(além do Caderno do Professor e Caderno do Aluno)
Livros paradidáticos: Contando a história da Matemática de Oscar Gueli; Projeto escola e cidadania (O x do problema), EM da Cenp, Xérox de jogos matemáticos extraídos do próprio paradidático; quite de desenho geométrico, sala multimídia; giz e lousa.
ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
Pesquisa, Construções geométricas com réguas e outros; Livros didáticos e paradidáticos sala; TICs e outros que sejam necessários.
AVALIAÇÃO
Interatividade; trabalhos em grupos e individuais; assiduidade; provas teóricas e práticas em grupos e individuais com consulta e sem; tarefas de casa e outras.
RECUPERAÇÃO
Será contínua, sempre que o professor diagnosticar dificuldade de aprendizagem com maneiras diversificadas usando listas de exercícios, jogos, desafios, pesquisas, debates, interação aluno-aluno.


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